TEDs que todo empreendedor deve assistir

Silvia Pahins

segunda-feira, maio 09
"

QUERO LER

Como empreendedor, mais do que desafios de gestão, o que tem maior possibilidade de construir ou prejudicar um negócio é a sua própria atitude. Por isso – você já deve saber – é preciso estar em constante aprendizado e desenvolvimento 🙂

Abaixo, separei alguns dos meus vídeos preferidos do TED Talks (originalmente em inglês – mas todos possuem legendas, basta ativá-las no ícone de configuração no vídeo), com lições sobre empreendedorismo e criatividade para você crescer e levar seus negócios ainda mais longe.

1 – Quer ajudar alguém? Cale-se e ouça!

Nesta palestra, o especialista em Desenvolvimento Sustentável, Ernesto Sirolli, afirma que o primeiro passo para ajudar as pessoas é dar ouvido a elas e instigar seu próprio espírito empreendedor. Veja como isso funciona!

 

2 – De onde vêm as boas ideias?

Steve Johnson reforça que o momento “Eureka” na verdade não reflete simplesmente um momento, mas um processo de construção que depende do seu repertório e da forma como você se conecta ao novo e ao imprevisível.

 

3 – Como espalhar ideias?

Em um mundo em que nunca temos tempo para nada, ignoramos o que é comum. O Guru de marketing Seth Godin explicita, em uma espécie de Darwinismo de ideias, a importancia da “arte do fazer o diferente”.

 

4 – Mesmo após o sucesso, é preciso continuar batalhando

O que acontece depois que sua ideia dá certo? Quem conta nesta palestra do TED é Elizabeth Gilbert, escritora de um best-seller mundial: “Comer, Rezar, Amar”.

 

5 – Por que bons líderes fazem você se sentir seguro

O que faz um bom líder? Segundo Simon Sinek, conduzir seus colaboradores em um círculo de confiança. Mas criar essa segurança, especialmente em uma economia instável, significa assumir grande responsabilidade.

 

6 – A chave do sucesso: resiliência

A psicóloga Angela Lee Duckworth estuda conceitos aparentemente intangíveis, mas que fazem toda a diferença  para o sucesso acadêmico e profissional. Entenda como autocontrole e a resiliência podem valer mais que um QI acima da média.

 

7 – Saiba quando é a hora de seguir seus ideais

Chega uma hora em que ele precisa tomar uma decisão: sucumbir aos conselhos dos outros ou seguir em frente com sua ideia de negócio. Você tem de aprender a discordar. É isso que a empreendedora Margaret Heffernan defende nesta palestra: a divergência é central para o progresso. Suas melhores companhias, na verdade, não são aquelas que apenas reproduzem o que você pensa.

 

8 – Saiba que ter poucos recursos não impede a inovação

Você acha que não consegue empreender porque não possui dinheiro ou equipamentos? O estrategista em inovação e liderança Navi Radjou prova nesta palestra no TED que isso é apenas uma desculpa. Essa é justamente a melhor situação para colocar em ação a engenhosidade humana, responsável pelos processos inovadores.

 

9 – Não pense apenas no curto prazo

Se você está querendo ser um empreendedor, já deve saber que a motivação para continuar em uma empreitada vai muito além do dinheiro que você eventualmente receberá. E, por isso, não queira aplicar a regra de que salário maior é satisfação maior com seus próprios funcionários quando você virar um gestor, alerta o analista de carreira Dan Pink.

 

10 – Tenha em mente que ter sucesso não é tudo

O que pintores, arqueiros e exploradores do Ártico podem ensinar aos empreendedores? Segundo a historiadora de arte Sarah Lewis, eles sabem que talvez nunca atinjam o ideal com que sonhavam (o quadro perfeito, a flecha exatamente no alvo, a grande descoberta), mas continuam sempre em busca desse objetivo.

 

Silvia Pahins
Escrito por Silvia Pahins

Eu acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro. Minha missão no Portal Empreenda Com Propósito é apontar a lanterna mostrando caminhos para você empreender sua vida, carreira e negócios com propósito.


Preencha os campos abaixo paracriar seu perfil de aluna:

You have Successfully Subscribed!

Seu cadastro na lista de espera foi realizado com sucesso!