11 atividades que podem despertar a sua criatividade (todos os dias!)

Silvia Pahins

quinta-feira, abr 14
"

QUERO LER

A criatividade, aquela habilidade quase mágica que faz parte de nós quando somos crianças continua aí dentro de você depois de adulto. Pode acreditar! Neste artigo compartilho as 11 atividades que podem despertar a sua criatividade todos os dias.

Não se trata apenas de saber desenhar, cantar ou criar histórias…criatividade está muito mais relacionada com a sua capacidade de enxergar soluções para problemas, de deixar a vida mais leve e de explorar suas ideias (mesmo aquelas que você insiste em deixar engavetadas).

Se você não se considera criativo ou reconhece que precisa melhorar nesse ponto, saiba que para aumentar a criatividade nem sempre é preciso buscar capacitação em fontes convencionais.

É mais simples do que parece e por mais clichê que isso pareça, muitas vezes o que você precisa é apenas… relaxar um pouco! Dar uma pausa nas atividades desgastantes do dia a dia e fazer coisas prazerosas, capazes de liberar a sua mente vai aumentar o seu poder criativo.

A ciência explica, quando estamos no modo ”ativo”, nossa ‘atenção superior’ está no comando, mas ela é lenta e focada em absorver informações. Agora, quando relaxamos…ah, aí quem comanda é a ‘atenção inferior’, que é muito mais rápida, está ativa o tempo inteiro (e não, você não percebe isso) e consegue fazer todas as conexões necessárias para ativar seu potencial criativo. Já ouviu falar em ‘ócio criativo’, pois é, mais do que papo de artista, esse é um papo sério e comprovado pela neurociência =)

Veja abaixo as atividades que eu adoro e que vão ativar sua criatividade:

1. VÁ AO CINEMA

A sétima arte pode ser uma ferramenta e tanto para aumentar a sua criatividade, pois o misto de roteiro, trilha, efeitos especiais e fotografia realmente podem transformar o drama da falta de criatividade em uma verdadeira aventura imaginativa. Então luz, câmera, ação! Encontre um espaço na sua agenda para o cinema e encha sua vida de cor, movimento e fantasia (ok, nos dias de hoje, o Netflix também está valendo rs).

2. LEIA MAIS, LEIA TUDO

A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento e ela possui o poder de nos fazer viajar sem sair do lugar. Para liberar a imaginação você pode ler livros com dicas para se tornar criativo, mas também aposte na leitura por prazer. As notícias, os quadrinhos, os romances, as crônicas, as poesias, enfim, escolha o que mais te agrada e boa viagem. Por aqui e a leitura acontece ”dia-sim-dia-também”.

3. DANCE

Eu confesso… na adolescência era uma das minhas atividades preferidas para realizar dentro do quarto e na frente do espelho. Ah, como era divertido! E porque deixar de realizar essas atividades que tanto nos davam prazer quando não tínhamos ”as obrigações da vida adulta”? Dançar, cantar e ouvir música são verdadeiros estimulantes de criatividade. Essas atividades ajudam a manter o bom humor, garantem o equilíbrio hormonal, aumentam a disposição e elevam a sua capacidade de criar. Divirta-se!

4. CONVERSE COM PESSOAS DIFERENTES

Outra boa maneira de potencializar a sua mente é conversar com pessoas novas, trocar ideias com profissionais de várias áreas. A socialização ajuda a encarar as situações através de perspectivas diferentes, o que facilita a tomada de decisões e resolução de problemas de maneira criativa. Se abra para o mundo e para todas as possibilidades que ele oferece.

5. VÁ ALÉM E FAÇA DIFERENTE

Quebre os velhos paradigmas, mude seus hábitos e permita-se inovar. Faça caminhos diferentes para chegar em casa ou no trabalho, mude a rotina, enfim, não tenha medo de mudar. Fazer tudo sempre do mesmo jeito acaba estagnando a criatividade (para ler mais sobre como criar novos hábitos, você pode ler este artigo aqui).

6. DESENHE

Relaxa, você não precisa ser o Picasso 😛 Fazer um rascunho de suas ideias ajuda a criatividade fluir, além de facilitar na materialização da ideia.

7. QUEBRE AS REGRAS

Isso não quer dizer que você deve se tornar um “fora da lei”, mas, por exemplo; escolha uma situação que está acontecendo em sua vida e pense em soluções diferentes para resolvê-la. E pode acreditar, to-das as situações possuem inúmeras soluções possíveis, abra-se para as possibilidades.

8. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

As crianças não tem medo de errar, elas experimentam sem medo! As pessoas mais criativas do mundo também erram (e muito). É melhor assumir o risco, do que desistir de tentar, não acha? Hora de ativar um pouco da criança que mora dentro de você rs

9. TENHA SEMPRE EM MÃOS UM CADERNO

Leve um caderno ou um app de notas sempre com você. Assim é possível anotar insights — por mais loucos que eles pareçam — a qualquer hora. Preciso confessar, já coleciono uma dúzia de cadernos e até brinco que alguns deles valem mais de 1 milhão de euros (!) de tantas ideias que colecionam (e que em algum momento vão ganhar o mundo).

10. CUIDADO COM A INTERNET

Mais do que uma dica, um aviso de mãe (!). A internet é uma boa ferramenta profissional, mas pode limitar sua criatividade e induzi-lo a copiar, ao invés de criar. Sem falar que a internet é expert em distração. Parcimônia em seu consumo.

11. DESCANSE

Ahhhhh, a melhor dica de todas! Descanse!! Você não é uma máquina, sua mente também não. Entendido? Durma, viaje (na maionese, inclusive), aprecie a natureza, respire, alongue-se…descanse! O trabalho incessante é o inimigo número um da criatividade.

Agora, quero saber o que fazer para dar um gás na sua criatividade? Conta aqui abaixo nos comentários! =)

Silvia Pahins
Escrito por Silvia Pahins

Eu acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro. Minha missão no Portal Empreenda Com Propósito é apontar a lanterna mostrando caminhos para você empreender sua vida, carreira e negócios com propósito.


Preencha os campos abaixo paracriar seu perfil de aluna:

You have Successfully Subscribed!

Seu cadastro na lista de espera foi realizado com sucesso!