M

  👋 Aulas abertas da Escola de Negócios ECP

 

Criar um curso online: o que saber antes de começar!

Silvia Pahins

segunda-feira, out 26
"

Leia mais

Junte-se a mais de 50 mil mulheres

Receba atualizações, artigos, dicas e vídeos para empreender sua vida, trabalho e negócios (é grátis)!

Os cursos à distância não são nenhuma novidade, mesmo antes dos anos 1900 já existiam cursos por correspondência no Rio de Janeiro.

Com o avanço da tecnologia e acesso facilitado a internet impulsionou-se o que já era tendência: a previsão é de que em 2023 o ensino à distância tenha superado o presencial com seus cursos online (segundo uma pesquisa realizada em pela Sagah em parceria com a Educa Insights).

Com a pandemia esse processo foi ainda mais acelerado. De maneira improvisada, muitas instituições de ensino precisaram transferir suas aulas para o meio digital, tornando a educação à distância realidade para quem ainda não havia tido acesso a esse formato. 

Do mesmo modo, houveram aqueles empreendedores que perceberam a grande oportunidade que o contexto estava apresentando e investiram na criação e venda de cursos livres online. 

Contudo, mesmo que a criação de cursos online pareça simples, é algo que exige bastante conhecimento tanto do tema sobre a qual se ensina, quanto de negócios e marketing.

Nesse artigo, vou lhe mostrar quais as principais razões pelas quais você deveria criar um curso online, quais os desafios ainda existentes e como você pode começar. Acompanhe:


Razões para criar um curso online

Criar um curso online pode ser uma excelente oportunidade de negócio ou de renda extra, mas será que esse é um modelo que serve para todo mundo? Entenda quais são as razões para que você opte por criar um curso online.

1º) Você tem algo a ensinar

É possível que essa seja a razão mais importante e mais ignorada ao mesmo tempo…

A facilidade com que se pode criar e vender um curso através da internet atrai um número de pessoas que percebem isso como uma chance de fazer dinheiro fácil e ‘‘trabalhar da praia’’.

Na prática, o que vemos é que passada a fase de adaptação de um aluno a modalidade online, ele vai exigir cada vez mais qualidade com relação a didática das aulas, ao suporte e aos recursos oferecidos. 

Como o ensino online permite o acesso a profissionais que são referências em suas áreas de atuação, não basta que se saiba minimamente sobre um assunto, pois os alunos podem optar por aquele professor que é de fato bom naquilo que ensina e bom em ensinar.

Logo, iniciar a criação de um curso online apenas porque isso se apresenta como uma oportunidade de mercado pode ser um grande engano.

Antes de começar, considere a sua experiência profissional prévia, sua experiência em educação e seu propósito em atuar profissionalmente com ensino à distância. 

2º) Você almeja ter um negócio de educação (ou fazer parte de um)

Criei um curso online, e agora? 

O fato é que não basta saber o que gravar, como gravar e onde publicar, também é necessário entender como utilizar estratégias de marketing e vendas para que as pessoas conheçam o seu curso e tenham interesse em comprá-lo. 

Aqui temos, pelo menos, dois caminhos possíveis. O primeiro é o caminho em que você, expert em determinado assunto, cria um negócio a partir do seu produto (curso online). O segundo, é o caminho em que você expert, comercializa o seu curso através de plataformas já existentes que possuem uma estrutura de vendas, atendimento, suporte, divulgação, etc.

O curso online em si é apenas um tipo de produto, não é o negócio em si, percebe?

Esse mesmo negócio poderá ofertar diferentes tipos de produtos, combinando com outros cursos online ou mesmo com outros formatos de produtos.

Para que isso seja sustentável, o mercado de educação online ainda apresenta alguns desafios, a saber: 


Desafios de criar um curso online

Apesar de vivenciarmos a educação à distância há mais de cem anos (e contando), o ensino EaD através do digital é algo recente, pois acompanhou o avanço da tecnologia e do desenvolvimento da internet. Em um modelo tão novo, é normal que alguns desafios ainda precisem ser superados.

Capacitação de professores

Mesmo que você seja expert em determinado assunto e tenha muita experiência acerca de educação presencial, a educação online demanda diferentes habilidades para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos. 

O tempo que uma pessoa consegue se manter concentrada e atenta é muito menor que em um ambiente presencial.

Perceba a sua própria leitura desse texto, é possível que você tenha escaneado o texto com os olhos procurando apenas informações mais relevantes, ou ainda tenha aberto outras abas em seu navegador buscando outros recursos, ou mesmo que tenha começado a ler e se perdido em pensamentos. 

A simples transposição de assuntos que antes eram ensinados presencialmente não é suficiente para que uma pessoa aprende online. Os professores de cursos online precisam buscar se capacitar para atuar nesse novo formato.

No ensino online devem ser considerados aspectos como tempo limite de uso do computador, o acesso através do celular, a quantidade de aulas, o acompanhamento do aluno, a didático do professor, a inclusão de recursos complementares, como resumos, áudios, checklists, e muito mais. 

Construção de longo prazo

E se estamos falando de olhar para o curso online como um produto dentro de um negócio, também precisamos falar sobre a construção de longo prazo.

Nenhum negócio se constrói da noite para o dia. É necessário tempo para amadurecer processos, melhorar produtos e desenvolver estratégias. 

É possível fazer algum dinheiro rapidamente com cursos online? O mercado nos mostra que sim. Mas também nos mostra que esse é um caminho de construção contínua, cujos benefícios são colhidos ao longo do tempo e não de imediato… como qualquer outro negócio.

Começar um curso online com essa mentalidade é um grande desafio, tendo em vista que muito se fala e divulga sobre a facilidade de criar e vender um curso através da internet, trabalhando de casa. 

Por isso, tenha clareza sobre quais são seus reais objetivos e expectativas: Você quer criar um cursinho online e fazer uma renda extra? Quer criar um negócio sustentável que seja reconhecido ao longo do tempo?

Não existe um único caminho ou o caminho certo. O importante é saber exatamente porque se está começando. 


Como começar a criar um curso online?

Se você chegou até aqui é porque está pronta para criar o seu próprio curso online. Então, como começar?

Para te auxiliar a dar os primeiros passos, disponibilizamos abaixo uma aula aberta da Escola de Negócios Empreenda Com Propósito.

Prepare papel e caneta e aperte o play para começar:

E se quiser saber mais sobre o assunto e criar um cursos online que se torne referência em sua área de atuação, aperte aqui para conhecer o curso PARA O ONLINE E AVANTE – Método de Criação de Cursos Online.

Silvia Pahins
Escrito por Silvia Pahins

Eu acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro. Minha missão no Portal Empreenda Com Propósito é apontar a lanterna mostrando caminhos para você empreender sua vida, carreira e negócios com propósito.

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Vocação profissional: o que é preciso para reencontrar a minha?

Vocação profissional: o que é preciso para reencontrar a minha?

Você tem um emprego estável, é boa no que faz, tem uma carreira promissora e recebe um bom salário, mas sente-se diariamente desmotivada com o trabalho e chega a alguns extremos, como chorar na volta e não ter nenhuma vontade de se levantar para ir trabalhar. Essa...