Dicas práticas para você gerir melhor o seu tempo!

Silvia Pahins

sábado, abr 02
"

QUERO LER

Quando falamos em alta performance logo pensamos nas habilidades que precisamos  desenvolver e na capacidade de se manter uma agenda focada em resultados, na qual a administração do tempo torna-se essencial (especialmente, para aquelas pessoas que não encontram tempo hábil para alcançar seus sonhos ou objetivos).

O primeiro passo, para se alcançar algo, seja o que for, é saber claramente onde se quer chegar ou o que se quer alcançar, pois navio sem destino qualquer porto serve. Com isso fica muito mais simples determinar quais as ações serão realmente necessárias nessa jornada.

Manter a agenda focada em ações que o deixará mais próximo dos seus objetivos neste momento é crucial para manter a alta performance. Mas, o que acontece na prática é que muita gente se perder na gestão do seu tempo.

Neste momento, se a falta de tempo for um obstáculo, então é preciso seguir alguns passos que te ajudarão a ter total controle sobre sua agenda.

Vamos a elas:

Descreva sua rotina diária, sem omitir nenhuma informação. “Tudo o que você faz no dia a dia é importante, deve ser descrito na sua rotina”. Passe pelo menos de dois a três dias fazendo as anotações de tudo o que você faz, desde o momento em que acorda, até o momento em que volta para dormir. Um ponto importante destas anotações é você determinar quanto tempo utiliza para cada atividade, incluindo a hora em que acorda e a hora em que vai dormir.

Nestas anotações, tudo deve ser anotado, todas as suas atividades, inclusive o tempo estabelecido para higiene pessoal, cafés e descansos durante o dia, ou seja, construa sua agenda diária detalhadamente.

Após ter seu dia a dia todo mapeado, é preciso fazer uma avaliação geral das suas atividades, e analisar cada atividade de forma a descobrir seu impacto e suas consequências, utilizando os seguintes critérios:

 

A – Alto Impacto: Atividades de grande importância com consequência altamente positiva. Quais das suas atividades diárias trazem melhores resultados para sua vida como um todo?

B – Médio Impacto: Atividades importantes, mas caso não sejam realizadas, não trazem grandes consequências. Quais de suas atividades são importantes, mas trazem poucos benefícios para sua vida como um todo.

C – Baixo Impacto: Atividades que são boas, precisam ser feitas, porém não exercem nenhum impacto sobre o possuem nenhuma consequência. Quais de minhas atividades não são importantes, não são urgentes, e não possuem nenhuma relação com meu objetivo?

D – Delegáveis: Quais de minhas atividades podem ser transferidas para outras pessoas?

E – Elimináveis: Quais atividades você vê na sua agenda, onde você esta desperdiçando seu tempo?

A partir desta classificação, é possível começar um processo de reorganização da sua agenda, determinando quais atividades são realmente importantes e ainda criando mais ações de alto impacto e definindo prioridades que farão com que você alcance de forma mais rápida os seus objetivos e sonhos.

E então, como está o seu tempo hoje? Conta aqui nos comentários o que você tem feito para sentir que tem tempo para realizar tudo aquilo que deseja =)

Silvia Pahins
Escrito por Silvia Pahins

Eu acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro. Minha missão no Portal Empreenda Com Propósito é apontar a lanterna mostrando caminhos para você empreender sua vida, carreira e negócios com propósito.


Preencha os campos abaixo paracriar seu perfil de aluna:

You have Successfully Subscribed!

Seu cadastro na lista de espera foi realizado com sucesso!