Toda vida tem um propósito. Como encontrar o seu?

Silvia Pahins

terça-feira, set 27
"

Leia mais

Junte-se a mais de 50 mil mulheres

Receba atualizações, artigos, dicas e vídeos para empreender sua vida, trabalho e negócios (é grátis)!

Vem aí a 8ª Jornada Empreenda Com Propósito:

Todos nós, de alguma forma, buscamos mudanças e melhorias que nos forneçam uma vida com propósito. Uma nova casa, um relacionamento feliz, uma transição de carreira que dê novas perspectivas. Nem sempre é possível encontrar essas possibilidades nos caminhos visíveis do cotidiano. Pensar em novas alternativas, como o empreendedorismo feminino e o investimento em algo que realmente te leve até os seus sonhos, pode ser uma saída bem interessante.

Queremos garantir o nosso espaço, mas, muitas vezes, os caminhos que nos são apresentados nem sempre facilitam essa busca. Estamos tão imersos em nossas tarefas e afazeres do dia a dia que nos esquecemos de olhar para dentro e buscar um sentido em tudo aquilo que fazemos.

E quando a tristeza bate e o sentimento de desmotivação aparece, é hora de rever a caminhada e buscar as raízes dos problemas que estão incomodando. Achar a razão de tudo isso é um desafio, principalmente quando essa “crise” se agiganta e você se dá conta de que está rumando sem direção.

Neste momento é preciso parar e perguntar: Qual é o meu real propósito?

De nada adianta buscar mudanças se o seu propósito não está claro. Sem esse conhecimento, todas as transformações tornam-se vazias, sem sentido algum e acabamos, cedo ou tarde, reincidindo no mesmo erro e na mesma sensação de desmotivação e infelicidade.

Como traçar uma vida com propósito

Faça uma reflexão a respeito da sua vida, análise o caminho que você já percorreu e resgate seus sonhos. Responda as seguintes perguntas:

  • O que eu faço hoje que me deixa infeliz?
  • Que tipo de atividade ou trabalho iria me satisfazer por completo?
  • Quais são meus talentos e habilidades?
  • Que tipo de atividade ou trabalho tem mais a ver comigo e com aquilo que eu almejo para a minha vida?
  • Com o que eu trabalharia se não precisasse ganhar dinheiro?

Por mais que essas perguntas possam soar estranhas, saiba que é possível transformarmos nossos sonhos em realidade e adaptá-los a um caminho que realmente esteja conectado com nosso propósito de vida.

Novos horizontes

Feito isso, é hora de ir em busca de novos horizontes: caminhos que te ajudem a materializar seus sonhos de forma equilibrada e segura. Seu propósito deve ser vivido todos os dias, e para isso, sua rotina precisa estar perfeitamente alinhada com seus objetivos.

Se você está infeliz com o seu trabalho, se ele não te satisfaz mais ou até mesmo não permite que você desfrute de outras situações importantes, como estar com a família e os amigos, é hora de rever suas prioridades. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fator fundamental para garantir uma boa qualidade de vida, e também faz parte do desenvolvimento do seu propósito no cotidiano.

Uma transição de carreira pode ser necessária, e não deve soar tão assustadora. Hoje o mercado oferece inúmeras possibilidades de criação e desenvolvimento de novos projetos. As mulheres vêm ocupando seu espaço na sociedade, empoderando-se e criando novos modelos de negócios que se adaptam cada vez melhor à realidade e às necessidades atuais.

Aproveite essa trilha e estude a possibilidade de aplicar essa decisão em seu caminho. Hoje, não basta ter sucesso profissional e ganhar dinheiro; a completude vai muito além disso e está diretamente conectada ao autoconhecimento e à satisfação plena dos seus propósitos e valores pessoais.

Recalculando a rota

É possível, sim, estar presente de corpo e alma em tudo que se faz; basta alinhar as suas crenças e valores pessoais e, principalmente, ter bem claro os seus objetivos a longo prazo. Se imagine agora sendo uma empreendedora, trabalhando todos os dias com aquilo que você ama e acredita, ganhando dinheiro para ser você mesma e dar o seu melhor em algo que realmente faz a diferença em sua vida. Isso seria satisfatório e revigorante, não é mesmo?

A tecnologia, além de reformular a rotina profissional das pessoas e empresas, também criou um novo quadro de necessidades que, inclusive, exige modelos de negócios recalculados e profissionais preparados para uma Nova Era: projetos sustentáveis, que partilhem desses valores e se integrem com as demandas da sociedade, trabalhando em parceria para crescer e melhorar o mundo.

O empreendedorismo feminino não é um bicho de sete cabeças, e não deve ser encarado como tal. Ele é uma das respostas para as transformações cada vez mais latentes na sociedade e, sem dúvida, é uma opção válida e efetiva para as mulheres que estão cansadas de se submeterem a uma realidade que não está alinhada com as suas necessidades pessoais, familiares e profissionais.

Transformações pessoais que geram mudanças

Quando estamos alinhados com o nosso propósito, a vida fica mais leve e esses benefícios refletem tanto em você quanto nas pessoas e situações à sua volta. A felicidade passa a ser algo palpável e corriqueiro, não é mais um objetivo distante, e esta perspectiva ajuda a transformar o entorno de forma positiva e eficiente.

Qualidade de vida, relacionamentos felizes e satisfação pessoal são resultados dessa transição para um trabalho que exige determinação e força de vontade, mas que é extremamente recompensador. Seus dias passam a ser mais produtivos, você realiza suas atividades com mais direcionamento e de maneira satisfatória.

É preciso tomar as rédeas da nossa vida e deixar de ser uma vítima do acaso. Novos caminhos e perspectivas estão te esperando para a concretização de novos resultados, basta você querer!

Listamos aqui algumas orientações para que você consiga alcançar seus objetivos e transformar seus sonhos em metas reais e com possibilidades de concretização. A transição de carreira e o empreendedorismo feminino são algumas opções que podem te ajudar nessa caminhada, mas, assim como elas, existem muitas outras a serem exploradas.

Comece agora mesmo o seu processo de autoconhecimento e efetive as mudanças que você busca, garantindo assim uma vida com propósito. Sua realidade pode e deve ser muito mais do que encarar seus dias com conformidade. Permita se reinventar.

Quer saber mais sobre o assunto e receber nossos conteúdos em primeira mão? Então assine nossa newsletter! Eles irão te ajudar a trilhar essa nova caminhada rumo ao sucesso.

Silvia Pahins
Escrito por Silvia Pahins

Eu acredito que dentro de cada mulher existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Está tudo aí disponível, basta que se tenha disposição para olhar para dentro. Minha missão no Portal Empreenda Com Propósito é apontar a lanterna mostrando caminhos para você empreender sua vida, carreira e negócios com propósito.

De 29 de junho a 05 de julho você vai saber como identificar um propósito para criar um negócio online com sentido

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Os segredos das mulheres que sabem lidar bem com dinheiro

Os segredos das mulheres que sabem lidar bem com dinheiro

Um dos principais segredos das mulheres de sucesso é saber lidar bem com o dinheiro. Elas não vivem apenas para poupar e gastar, mas conseguem investi-lo com sabedoria e fazê-lo durar a vida inteira. Se você vive pagando juros altos, ainda não tem um patrimônio sólido...

Por que vivemos a crise dos 30 anos?

Por que vivemos a crise dos 30 anos?

Todas as pessoas passam por isso, mas poucas sabe por que vivemos a crise dos 30 anos. Neste artigo, trazemos os sinais e os motivos dela. Clique aqui e entenda