A questão do equilíbrio entre trabalho e família não é nova. Porém, as mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos fizeram com que trabalhadores estivessem sempre conectados ao trabalho. E para ter um tempo extra para a família e para os hobbies que preenchem a rotina com mais significado, o equilíbrio é um ingrediente fundamental. Vamos conferir algumas dicas para iniciar uma mudança com o pé direito?
Aprenda a priorizar
Se você deseja mais equilíbrio entre o trabalho e a família, você terá de se educar pessoal e profissionalmente. Observe sua rotina com atenção e verifique todas as coisas que competem pelo seu tempo, separando o que precisa ser mantido e o que pode ser descartado. O que é realmente importante para você?
Se você faz muitas atividades extras, como academia, yoga ou voluntariado, verifique a que é mais significativa para o bem-estar de seu corpo e foque-se nela. O mesmo vale para o acesso a redes sociais e outras atividades de procrastinação. Hoje, uma boa parte delas já permite o envio de notificações diretas para seu celular, e você não precisa checá-las todo o tempo para estar atualizada.
Este tipo de foco no que é importante para você não é natural, e exige uma forte auto-disciplina. Mantenha-se firme aos seus objetivos!
Aprenda a dizer “não”
Lembre-se que você pode recusar ofertas cuidadosamente. Se você está recebendo convites que envolvam um tempo a mais de trabalho e que não contribuam tanto assim com os seus objetivos, não há problemas em recusá-las.
Somos muito pressionadas a vivermos trabalhando e demonstrarmos esta carga de trabalho por aí. Mas de que adianta aceitar uma porção de tarefas se não damos conta de executá-las bem? A pergunta-chave aqui é: essa proposta está alinhada com os meus objetivos?
Peça ajuda
Vamos combinar uma coisa: você não precisa acumular tarefas para ser admirada no trabalho ou pela sua família. Um passo importante para ter mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é admitir que precisa de ajuda. Pratique a autocompaixão!
Delegue tarefas sempre que necessário e tenha confiança em seus colegas de trabalho. Em casa, quando precisar, peça a ajuda com os afazeres domésticos e no cuidado com os filhos.
Aprenda a lidar com a culpa
A Mulher-Maravilha é uma personagem inspiradora, e por mais que desejamos vestir os nossos maiôs par enfrentar todos os males do mundo com super-poderes, é preciso lembrar que ela é parte de uma ficção.
Pessoas reais não agem da maneira ideal o tempo todo, e nem sempre podem fazer tudo o que gostariam. Não se sinta culpada se perder um jogo de futebol, ou uma festa de amigos. Apenas não deixe que o trabalho engula suas relações com as pessoas que você mais gosta.
Adote horários mais flexíveis
Se o seu trabalho tem a possibilidade de ser executado em um horário mais flexível, converse com seus gerentes. Cada vez mais empresas no Brasil estão adotando jornadas de trabalho flexíveis: no Rio de Janeiro, elas já são 67%, segundo a Data UniCarioca.
Desta forma, você pode chegar mais cedo para evitar o trânsito e fazer home office quando a escola de seu filho fizer uma reunião de pais e professores.
Caso a sua empresa ainda não adote horários flexíveis, converse com o setor de RH sobre esta possibilidade, apresentando argumentos e trazendo depoimentos de pessoas que têm as mesmas solicitações.
E não se sinta mal em relação aos seus colegas caso eles optem por não escolher um horário flexível. Cada um tem suas necessidades e maneiras de se organizar.
Valorize seu tempo com você mesma
Permita-se um tempo consigo mesma para descansar a mente e praticar o autoconhecimento. Aprecie a paisagem enquanto anda a pé ou no ônibus, aproveite a música em seu carro e coma seus lanches com calma. Se você não permitir a si mesma alguns instantes, logo se sentirá sobrecarregada ou incapaz de apreciar os momentos de sua vida.
Faça um bullet journal
Organização é um termo-chave para um mente mais tranquila. O número de aplicativos e soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e o gerenciamento de tempo cresce a cada dia. Porém, a maioria destes apps força os usuários a trabalharem dentro das regras estabelecidas por eles, ao invés de se ajustar à rotina de quem os usa. O papel e a caneta, porém, podem ser usados da maneira que você preferir. E é por isso que os bullet journals têm feito tanto sucesso!
Ryder Carroll criou o método quando percebeu que mais e mais profissionais de tecnologia usavam papel para registrar ideias e montar planejamentos.
Basicamente, o bullet journal consiste em abrir uma página, inserir a data e, embaixo, o que você precisa fazer no dia. Ele pode ser utilizado para planejar o dia, a semana ou o mês, bem como projetos e atividades, registrar gastos e organizar informações úteis.
O ideal é que nas primeiras páginas, você faça um índice orgânico, criado à medida que você for adicionando informações ao caderno. Separe até 4 páginas para isso.
Em seguida, crie o log do mês, que é uma página destinada a listar os números dos dias e os dias da semana correspondentes ao lado dos números (veja esta referência). Na página ao lado, você deve criar uma lista de tarefas que precisa fazer naquele mês.
Após fazer o log do mês, vá inserindo os dias. Você pode fazer isto dia a dia ou criar entre 2 a 3 dias por página para todo o mês. Lembre-se de numerar as páginas!
Você pode usar bolinhas para os compromissos, hífen para informações importantes e uma caixinha de “check” para tarefas. Um asterisco pode ser usado para as prioridades do dia. Crie sinais para quando as tarefas forem canceladas e adiadas. Mantenha os ícones para não bagunçar as suas listas!
No Pinterest, você encontra uma série de ideias para fazer um bullet journal divertido. Assim, você mantém a mente em ordem para passar um tempo mais tranquilo com quem você mais ama. Veja mais dicas de gestão de tempo!
Pronta para passar mais tempo com as pessoas que você mais gosta e trabalhar de maneira saudável? Se você tem mais dicas para encontrar equilíbrio entre trabalho e família, conte para a gente na sessão de comentários abaixo!