Clima organizacional: como evitar conflitos no ambiente de trabalho

Silvia Pahins

segunda-feira, out 31

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Excesso de trabalho e de convívio no escritório faz com que passemos mais tempo com os colegas de profissão do que com nossa própria família. Esse contato diário faz com que criemos laços e relacionamentos que podem resultar em conflitos e discussões — provocando um péssimo clima organizacional.

É fato que as pessoas não pensam igualmente, pois cada uma tem suas crenças, habilidades diferentes, vivências, interesses e valores. Por mais que no ambiente de trabalho encontremos pessoas maravilhosas, sempre há algumas que são mais “tóxicas” que as outras.

Esses indivíduos têm o poder de drenar nossas energias e tornar nosso dia extremamente desagradável. Quer saber como fugir deles e melhorar o clima no seu ambiente profissional?

Confira agora, em 13 dicas, como melhorar o clima organizacional e evitar conflitos no ambiente de trabalho:

1. Evite falar apenas sobre trabalho

Você não imagina o quanto seus colegas de trabalho podem te surpreender positivamente. Apesar de estar no ambiente de trabalho, durante as pausas para café e almoço, evite falar apenas sobre a rotina de vocês no escritório.

Inclua outros temas mais amenos na conversa e descubra gostos em comum. Falar muito sobre a rotina de trabalho dá margens a interpretações equivocadas e fofocas.

2. Tente sempre ser amigável

Um tanto óbvio? Não! A rotina tem o hábito de transformar a maneira como nós nos comportamos socialmente. Com o passar do tempo, no ambiente de trabalho, achamos que as pessoas têm o dom de saber quando estamos de mau humor, cansadas ou estressadas.

Muitas vezes, os outros notam como estamos nos sentindo. Em outras, não. Para evitar conflitos, tente ser sempre amigável. Sorria, dê bom dia e agradeça pelo que for feito por você.

3. Seja uma boa ouvinte

Esse é o princípio de toda boa relação. É muito cansativo tentar conversar com alguém que fala apenas de si, ou que interrompe o que os demais estão falando. Quando seus colegas de trabalho falarem com você, independentemente do assunto, ouça com atenção.

A pressa em responder ou dizer o que pensa pode ser entendida como falta de interesse no que está sendo dito. Demonstre respeito e ouça as sugestões e ideias dos seus colegas atentamente.

4. Demonstre gratidão

Por mais que seja a obrigação de um colega de trabalho, toda vez que ele passar uma tarefa concluída ou o seu encaminhamento para você, agradeça.

Ninguém gosta de estar em um lugar onde a sensação é de obrigação e de ingratidão em relação ao trabalho que é desenvolvido — inclusive você. Demonstre gratidão e agradeça com um sorriso verdadeiro.

5. Seja proativa e ofereça ajuda

Está vendo que um colega de trabalho tem mais dificuldade para concluir uma tarefa, e você tem como ajudar? Seja proativa e ofereça auxílio. Em muitos casos, esse profissional sofre com a timidez e encontra dificuldades em pedir ajuda.

Quando for colaborar nesses casos, seja receptiva e não trate a situação como se estivesse fazendo o maior favor do mundo. Lembre-se de que, no dia seguinte, quem pode precisar de ajuda é você.

6. Resolva os mal-entendidos

Jamais deixe que um mal-entendido fique sem solução. Notou que tem alguém no trabalho que deixou de falar com você? Ou que está te tratando com grosseria e rispidez? Enfrente a situação com calma e muito respeito, chamando o colega de trabalho para conversar e ver como você pode ajudar para melhorar a situação.

Evite que os conflitos se tornem crescentes, eliminando-os já no começo, quando forem identificados.

7. Adapte-se ao estilo do diálogo

Você fala com os seus filhos da mesma maneira que se comunica com os seus gestores ou a sua mãe? Provavelmente não, pois cada pessoa tem uma maneira de entender o que está sendo dito e precisa receber um comunicado de uma forma especial.

Entenda que os seus colegas de trabalho são diferentes e cada um precisa de um estilo de diálogo distinto para que a comunicação seja, de fato, estabelecida. Tenha uma maneira de conversar com cada colega, sem perder a sua essência e opiniões.

8. Afaste-se das fofocas e especulações

Fofocas e especulações? Fuja! Quando alimentamos as fofocas e dizemos coisas negativas sobre o nosso trabalho, ou a respeito das pessoas que fazem parte dele, nós contribuímos para estragar o ambiente profissional — piorando o clima organizacional.

Tudo o que você achar de negativo sobre o seu trabalho, guarde para si e não comente com os demais colegas. É mais seguro e você evita ser envolvida nas fofocas e especulações.

9. Aprenda a aceitar críticas construtivas

A crítica, desde que não seja desrespeitosa, deve ser encarada com atenção e de mente aberta. O que está sendo dito pode ser usado ao seu favor? Pode te tornar uma profissional melhor? Pode aprimorar o seu trabalho? Agradeça e coloque em prática as mudanças necessárias.

Jamais encare esse tipo de crítica como um ataque pessoal ou para te diminuir no ambiente de trabalho.

10. Não direcione sua raiva a alguém

Problemas em casa? O trânsito estava um caos? Hoje não é o seu dia? Controle-se. Se precisar, afaste-se um pouco e vá trabalhar em uma sala mais isolada.

O importante é que o sentimento da raiva não extravase a ponto de atingir seus colegas de trabalho. Eles podem estar tão sensíveis quanto você.

11. Saiba perdoar

Todas nós cometemos erros, portanto perdoar é mais uma etapa do processo. Independentemente da situação, cumpra a sua parte e saiba perdoar. Tire o peso da amargura dos seus sentimentos e sinta-se mais leve.

12. Exponha os seus sentimentos, sempre com bom senso

Tem alguma coisa te incomodando? Não tenha medo de ir lá e resolver. Apenas tenha em mente que os nossos sentimentos podem ser expostos, desde que com bom senso.

Uma crise de choro no escritório não é bem-vista, pois apesar de você ser uma profissional brilhante, isso pode ser visto como descontrole emocional. Se tem algo te chateando, tome frente e encontre uma solução.

13. Avalie o seu comportamento

Os problemas que você enfrenta no trabalho são resultados do comportamento das pessoas tóxicas, ou são por conta da sua própria conduta? Você já parou para avaliar isso? Nossas atitudes resultam em reflexos, portanto devemos estar sempre atentas com a maneira pela qual agimos para não termos, como resposta, atitudes que nos desagradem.

Avalie o seu comportamento e veja como você pode mudar a sua percepção em relação ao seu ambiente de trabalho. A melhora no clima organizacional pode acontecer quando a mudança parte da gente. Evite os conflitos no ambiente de trabalho e tenha dias mais tranquilos para desenvolver suas habilidades profissionais e buscar o seu crescimento na carreira.

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Escrito por

Sílvia Pahins

Especialista em Negócios Digitais
Fundadora do Instituto ECP


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